1 – O que é o Acolhimento Institucional?
Mais conhecido como “abrigo” e anteriormente também era chamado de “orfanato”. O acolhimento institucional é uma medida protetiva, e acolhe crianças e adolescentes que em virtude de negligências e violações de direitos, por parte dos responsáveis, foram afastados do convívio familiar e moram em uma casa de acolhimento por um período determinado.
O Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude são os órgãos responsáveis pela aplicação da medida protetiva, e as Unidades de Acolhimento seguem as normativas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

2 – É possível visitar as Casas de Acolhimento da Associação Irmão Sol?
Sim, todas as unidades da Associação Irmão Sol recebem visitas, desde que, essas tenham um objetivo direcionado ao público que atendem e sejam previamente agendadas com a coordenação.

3 – Como adotar uma criança ou adolescente?
O trabalho das unidades de acolhimento visa prioritariamente o retorno familiar. Sendo constatada a impossibilidade do retorno à família, após um estudo psicossocial, a criança e adolescente podem ser encaminhados à adoção, mediante a determinação do Juiz da Vara da Infância e Juventude. A pessoa interessada em adotar uma criança ou adolescente deve procurar o Juizado da Infância e Juventude de seu município, e realizar o seu cadastro à adoção seguindo os parâmetros previstos na legislação.

4 – Como apadrinhar uma criança ou adolescente?
O apadrinhamento acontece em parceria com o CEVAM (Centro de Voluntariado e Apoio ao Menor), telefone 3224-1022. O candidato deve realizar o seu cadastro nesse órgão direcionando o perfil que deseja apadrinhar. Ressaltando que o apadrinhamento acontece para crianças a partir dos 4 anos de idade. O CEVAM é responsável por direcionar o padrinho a unidade de acolhimento na qual mora a criança ou adolescente que ele poderá vir a apadrinhar.

5 – Como ser um voluntário da Associação Irmão Sol?
O candidato deve apresentar uma proposta de trabalho voluntário a ser desenvolvido, de acordo com o perfil dos acolhidos a serem atendidos, na unidade em que pretende ser voluntário.
O coordenador da Unidade realiza uma entrevista com o candidato ao trabalho voluntário, e estando a proposta e disponibilidade de horário compatível a uma demanda da instituição, dar-se-á continuidade ao processo de voluntariado, conforme normativa da instituição.

6 – Como realizar doações para a Associação Irmão Sol?
Entre em contato com uma de nossas unidades e informe a sua doação, sendo uma necessidade agendaremos a entrega.

7- Como ingressar na Equipe profissional da Associação Irmão Sol?
Encaminhe seu currículo para o nosso banco de dados através do email curriculo@irmaosol.org.br